quarta-feira, 3 de abril de 2013

PBR


Presidente mundial da PBR chega ao Brasil esta semana

Jim Haworth vem ao país para promover o campeonato e ampliar a licença de produtos com a marca

O presidente da PBR (Professional Bull Riders), Jim Haworth, vem ao Brasil esta semana para promover o início da temporada 2013 do Brahma Super Bull, maior campeonato de montaria em touros do país, organizado pela PBR Brasil. A modalidade tem atraído a atenção da mídia e de grandes empresas devido ao crescimento nos últimos anos.
Para se ter ideia, em 2011, a PBR Brasil contabilizou mais de 5,4 milhões de pessoas nas arenas dos 30 maiores torneios realizados pelo país, enquanto o Campeonato Brasileiro de Futebol da série A teve 5,6 milhões de torcedores durante todo o torneio. Na temporada passada, com a Copa Brahma Barretos, a principal porta de acesso dos novos competidores, o público calculado foi de 13 milhões de pessoas.
Com quase 30 anos de experiência em liderança e implementação de operações no varejo, merchandising, soluções, planejamento estratégico, reestruturação financeira, tecnologia da informação e marketing, Haworth faz também as aprovações relacionadas ao departamento de licenças de produtos da PBR Brasil para todo o país.
“Estamos finalizando nossos números com relação à temporada passada, mas sabemos que apresentamos crescimento do esporte em todo o país, desde a venda de ingressos até produtos relacionados à montaria. A chegada de Jim Haworth mostra a importância que o Brasil tem para o esporte”, explica Flávio Junqueira, presidente da PRB Brasil.
Nos Estados Unidos, Jim Haworth é responsável também por supervisionar as funções diárias da organização, a expansão do esporte internacionalmente e o fortalecimento da modalidade na televisão e nas mídias digitais.
Os campeonatos realizados pela PBR ocorrem em cinco países com maior tradição para a montaria: EUA, Canadá, Brasil, México e Austrália. Ao todo, são mais de 400 eventos espalhados pelo globo exibidos em mais de 700 horas pelas redes de TV internacional – cerca de 450 horas de transmissão, também com altas premiações. No Brasil, em 2012, as etapas nacionais foram transmitidas pela Rede TV, Globosat HD e Portal Terra. As premiações também ultrapassam a casa dos R$ 7 milhões, número alto para uma modalidade esportiva.
Jim Haworth
O executivo chegou à PBR em fevereiro de 2011 depois de comandar várias empresas líderes de segmentos nos EUA, atuando como vice-presidente executivo, presidente de serviços de varejo e o agente de transformação para Sears Holding Corporation e suas unidades, Sears e Kmart, vice-presidente executivo e CEO da Wal-Mart Stores, vice-presidente executivo de operações do Sam Club Presidente e Presidente & CEO da China supercentros de Lotus.
Sob sua liderança, a PBR começou uma transformação fundamental de uma organização centrada quase exclusivamente em eventos ao vivo para abraçar todas as formas de mídia na promoção da sua marca, como o fortalecimento das produções televisivas, transmitindo os campeonatos em quatro grandes canais norte-americanos.
A empresa também investiu pesado em seus ativos de mídia digital, lançando um novo site, novos aplicativos para celular android e IOS, um Live Event Center e outras propriedades digitais, continuando a crescer sua presença disparada de meios de comunicação social.
Investimentos no Brasil
Considerado a maior oportunidade de mercado para a PBR fora dos Estados Unidos, o Brasil recebe a atenção constante da empresa na intenção de capitalizar popularidade no país, que detém oito títulos mundiais e vários atletas entre os melhores do mundo na atualidade. Grandes empresas globais têm manifestado forte interesse de criar parcerias com as iniciativas brasileiras da PBR, para fazer o esporte crescer mais.
O que a PBR faz é rodeio?
Não. O rodeio é uma tradicional festa sertaneja realizada no Brasil, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, reunindo shows musicais, exposições agropecuárias, eventos do agronegócio e provas com cavalos e touros, animais típicos da vida no campo. A PBR Brasil promove o esporte de montaria em touro, com regras e premiações como qualquer outra modalidade esportiva.
Cuidados especiais com os animais
Na PBR, assim como na ABBI (American Bucking Bull Inc.), os animais são tratados com o mesmo respeito que os competidores que os montam. Ambas as empresas são inteiramente comprometidas em assegurar a saúde, a segurança e o respeito de cada animal que entra em suas arenas. Destratar um animal seria um dano ao esporte, do qual depende a própria subsistência do competidor e dos seus associados. Sendo assim, o cuidado e o tratamento de um animal da PBR/ABBI é uma prioridade para aqueles que gerenciam e/ou participam dos seus eventos. 
O valor dos animais, tanto para os criadores que são seus donos, quanto para a PBR/ABBI, assegura cada esforço feito para proteger os animais de qualquer tratamento ou situação que possam afetar suas habilidades em continuar a ser um touro de pulo. Muitos dos animais que atuam nas etapas das entidades são valiosos para seus proprietários e, também por estes motivos, os cuidados para que não se machuquem ou que sejam mal tratados.