Festival Grito Rock apresenta Karina Buhr no palco
do Sesc Rio Preto no próximo fim de semana
O maior festival integrado do mundo traz ainda a banda ‘Varal de Renda’ na sexta-feira
DIA 14. Sexta
Às 14h na Sala de Expressão Artística começa a oficina deSONORIZAÇÃO com Guilherme di Curzio, pelo Festival Grito Rock 2014. A atividade é gratuita e é voltada para estudantes, músicos, produtores, técnicos de som, ou qualquer pessoa que tenha o interesse em desempenhar as funções de roadie, técnico de som e diretor de palco. A oficina pretende capacitar o participante para desempenhar as funções citadas em eventos de pequeno porte e intervenções artísticas em espaços públicos, visando uma “multifuncionalidade” do responsável técnico das apresentações.
Ainda pelo Grito Rock, o Sesc cede o palco do Ginásio, às 20h, para a banda VARAL DE RENDA apresentar seu som intimista e dançante, misturando o pop ao rock, brega, soul e jazz, gratuitamente. Com esta essência multicultural e agregando traços da música experimental, o grupo une em Rio Preto músicos de diferentes cidades que buscam uma verdadeira miscelânea musical. O nome da banda retrata esta "misturança" integrada, em que diferentes ritmos e timbres se entrelaçam tais quais uma renda, formando temas para serem expostos no "varal musical". A “Varal de Renda” lançou em 2013 o primeiro EP, "Desavesso", e desde então vem ganhando destaque na cena cultural do interior paulista.
Mais tarde, às 21h, pelo mesmo festival, KARINA BUHR traz a experiência de quem iniciou uma carreira musical há mais de 12 anos, para o Ginásio da Unidade, com um show de entrada gratuita. Karina começou na percussão e no canto nos maracatus Estrela Brilhante e Piaba de Outo, em cavalos marinhos, rodas de côco e ciranda, além de tocar em diversas bandas regionais. Em São Paulo desde 2003, integrou a companhia Teatro Oficina, a convite do diretor José Celso Martinez Correa, com quem fez “As Bacantes” e “Os Sertões”. Em 2010 lançou o primeiro disco solo, “Eu Menti pra Você”, trabalho que a fez ser eleita a artista do ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e figurar entre os “TOP 10″, com disco e música, da revista Rolling Stone. Em novembro de 2011, nasceu o disco, também autoral, “Longe de Onde”, que ficou entre os 3 melhores shows do ano segundo a Folha de São Paulo e entre os melhores discos e shows do ano pelo Estado de São Paulo e o Globo. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, Buhr entrou nos “Top 10″ de discos lançados da revista Rolling Stone, além de ter sido citada pela MTV americana como “uma Patti Smith com olhos pintados e um monte de cultura brasileira a seu dispor".
DIA 15. Sábado
O (Im)pulso, mostra não competitiva de bandas estudantis de Rio Preto e região que acontece no segundo semestre de 2014, já começa suas atividades desde cedo e apresenta às 13h deste sábado, no Teatro do Sesc, um bate-papo com os compositores do VANGUART, reconhecido grupo cuiabano com mais de 12 anos de estrada. Hélio Franders e Lincoln Reginaldo se dispõem para uma conversa franca com o público presente, e contam suas histórias, técnicas e experiências no meio musical. Uma oportunidade imperdível para quem tem o interesse, ou a curiosidade, de viver de música. A atividade é gratuita e aberta a todo o público interessado, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.
Às 14h deste sábado e domingo, acontece a oficina CANETA SOBRE MDF: NINJAH ART na Sala de Expressão Artística do Sesc. A atividade visa à produção de obras utilizando caneta nanquim sobre MDF com traços únicos inspirados na técnica do artista Ninjah, que se caracteriza principalmente pela presença de seus personagens peculiares, como os ninjahs e mamutes, cenários psicodélicos, traço definido e muito detalhe, na maioria das vezes utilizando preto e branco ou outras combinações monocromáticas. Natural de Araraquara (SP), Hugo Elias define sua arte como “uma viagem introspectiva em busca da plena harmonia entre sentimento, intuição e expressão”. Para ele, formado em Comunicação Social pela ESPM, seu encontro com a arte teve início no final de 2011, um ano sabático. Inspirado por amigos artistas, ele voltou a desenhar como hobby, assim como fazia quando criança. Desde então não parou mais de desenhar. Utiliza a caneta como principal instrumento de trabalho, sobre superfícies como papel, parede, madeira, luminárias, mesas e outros objetos, muitas vezes criados pelo próprio artista. O valor da inscrição varia de R$3 a R$12 e pode ser realizada na Central de Atendimento do Sesc.
A última atividade do sábado dá à banda VANGUART a responsabilidade de animar o público presente em um show gratuito baseado em seu último álbum, ‘Muito Mais que o Amor’ (2013), às 17h no Ginásio de Esportes do Sesc. Segundo a própria banda, o trabalho não é a síntese do primeiro e do segundo CDs, mas algo de além, é o que surge das possibilidades abertas, dos caminhos não seguidos, das grandes esperanças. O novo disco busca responder perguntas do tipo ‘O que é que vem depois da queda?’, ‘Como é que se escapa da prisão de vidro do passado?’, ‘Onde fica a estrada dos grandes recomeços?’, ‘O que é que renasce no terceiro dia do amor?’. O show é uma atividade pertencente ao projeto (Im)pulso, que visa entreter e formar interessados em música e aspirantes a integrantes de bandas profissionais.
DIA 16. Domingo
Começa às 14h, na Sala de Internet Livre, a oficina gratuitaROBÔ BRUSH. Nesta oficina, com a orientação de Daniel Basconcello Filho, da Robotizando, crianças, jovens e adultos poderão criar seu próprio robô tipo B.E.A.M. A robótica B.E.A.M., que significa Biology (Biologia), Electronics (Eletrônica), Aesthetics (Estética), e Mechanics (Mecânica), é um conceito de construção de pequenos robôs que tenta copiar a estética e o comportamento de organismos naturais usando poucos componentes analógicos, como uma escova de dentes e peças de um celular antigo.
O BALÃO DE ZÉ E ZEZA da Cia. Navega Jangada, de São Paulo, é o espetáculo infantil apresentado às 15h30 no Teatro do Sesc. A dramaturgia conta do momento em que o vento leva o balão de Zé Gabriel, tripulado por seus amigos, para um antigo circo. Lá eles encontram Zeza e um universo repleto de mágica, com corda bamba, malabares, monociclo, encantadores de serpente e muita música. A peça é gratuita e aberta a todo o público interessado, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.
Para terminar bem o fim de semana na Unidade, a bandaAS CLARABOIAS se apresenta gratuitamente no palco da Comedoria do Sesc, às 17h. O grupo surgiu com a união do compositor Caio Lobo, o escritor Ubirathan do Brasil e o guitarrista Marcos Castilho, com o propósito de musicar crônicas e poesias. Influenciados pela musica nacional psicodélica e o experimentalismo, o coletivo musical-poético apresenta obras que transitam entre declamações, ritmos regionais e neotropicalistas. Classificados entre as cinco melhores músicas do FEM - Festival de Música Popular de Rio Preto, Ângelo do Brasil, Roberto Lobo e As Claraboias ganham destaques em jornais e festivais internacionais. Místicos e com um figurino psicodélico, a banda mostra sua identidade irreverente que agrada todo tipo de publico. Atualmente, o grupo encontra-se em estúdio realizando a gravação de seu primeiro disco “Um canário só não toca Bethoveen” que contém 12 faixas, todas autorais.
SERVIÇO: