quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Infiltração

Chuvas deixam à mostra infiltração: é preciso agir rápido


A impermeabilização é um dos pontos mais importantes de uma obra


A época de chuvas deixa aparente em grande parte das residências um problema antigo das construções: a falta de impermeabilização e o aparecimento de infiltrações.


Uma obra bem planejada com produtos de qualidade e corretamente aplicados exige menos correções e manutenção futura. A impermeabilização representa um alto percentual dos problemas verificados nas construções.


Há anos criou-se o mito de que a impermeabilização é algo ineficaz, caro e desnecessário, devido ao fato de não ser executada na maioria das obras ou por ter sido mal feita. Não é difícil encontrar casas com infiltrações de rodapé de parede, reservatórios, lajes, telhas e rebocos internos e externos deteriorando pela ação contínua da água.


A falha da impermeabilização acelera problemas e mexe no bolso de proprietários e inquilinos de imóveis. Isto acontece devido à falta de conhecimento do assunto pela maioria das pessoas. Outro problema é que grande parte do pessoal envolvido, seja proprietário ou pessoal técnico, ignora o assunto que deveria ser abordado em projetos específicos de impermeabilização, durante a elaboração dos projetos complementares e do detalhamento do projeto arquitetônico.


“Se estudarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que varia entre 1% a 3% do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de constatar problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual. Isto porque refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% do valor do serviço”, explica Davi de Souza, diretor técnico da Dr. Vedação.


O uso de impermeabilizantes, produtos que aos poucos conquistam espaço entre profissionais do setor e consumidores, vem demonstrando uma mudança de cultura, na qual se privilegia a qualidade construtiva à frente de soluções para suas “doenças”.


“A prevenção é possível com a escolha do impermeabilizante adequado e a correta aplicação deste. Em casos de reparos por falta de impermeabilização, primeiro deve ser investigada a causa e posteriormente lançada a solução”, salienta o diretor técnico da Dr. Vedação.


“Toda cadeia da construção, desde o usuário até o profissional, precisa conhecer e aprender sobre os benefícios da correta impermeabilização de uma obra. Esta proteção garantirá durabilidade, bem estar, menor desperdício e menor poluição com menos gastos futuros para refazer serviços”, finaliza.