terça-feira, 14 de agosto de 2012

Meio Ambiente

Armazenamento em nuvem é tendência nas empresas

Estudo aponta que organizações estão se modernizando e reduzindo o uso do papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente


A tecnologia da computação em nuvem (do inglês “cloud computing”) vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, de acordo com pesquisa realizada pela Cisco, Connected Technology World Report. Os principais motivos para adoção dessa tecnologia são economia, consciência com a preservação da natureza, flexibilidade e redução de demanda operacional. O estudo contou com a participação de cerca de 1.300 pessoas em 13 países.
“A chegada de novos profissionais no mercado mais habituados a trabalhar em rede, que fazem uso dos seus próprios dispositivos sejam eles notebooks, tablets ou celulares, exige das empresas cada vez mais atenção e cuidado com segurança de dados e informações da organização. A computação em nuvem é um caminho seguro que as empresas podem seguir para cuidar das próprias informações”, afirma Wilson de Godoy, vice-presidente da TOTVS, empresa desenvolvedora de softwares de gestão.
Quando se fala em computação nas nuvens, estamos abordando a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Em outras palavras, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede. Uma vez conectado ao serviço online, é possível manusear as ferramentas e salvar todo o trabalho para acessá-lo depois de qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Entre os itens pesquisados pela Cisco, 72% dos participantes apontaram que a principal preocupação ao implementar aplicações na nuvem é a segurança dos dados, com 67%. Em segundo lugar ficou a disponibilidade e confiabilidade da rede. Além disso, a pesquisa apontou que 31% dos entrevistados gostariam de estudar sobre computação em nuvem para obter conhecimentos avançados na tecnologia, que pode ser usada para gerenciar e-mails, criar bancos de alto desempenho, armazenar dados, distribuir conteúdo digital e transmitir áudio e vídeo.

Computação nas nuvens é tema de palestra

Para explicar mais detalhes sobre essa tendência tecnológica, na próxima quarta-feira, 15, a TOTVS Oeste Paulista realiza a palestra gratuita sobre Inovação do Ambiente de TI Cloud & Outsourcing.
O tema faz parte do Ciclo TOTVS e é destinado para profissionais da área de tecnologia da informação e empresários de toda a região. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo telefone (17)2138-9037 (17)2138-9037 ou e-mail daniela.teixeira@totvs.com.br. A palestra será realizada das 9h às 12h, no Hotel Nacional.
SERVIÇO
Ciclo TOTVS de Inovação do Ambiente de TI Cloud & Outsourcing
Data: 15 de agosto, das 9h às 12h
Local: Hotel Nacional
Inscrições: (17) 2138-9037 (17) 2138-9037 e daniela.teixeira@totvs.com.br
Sobre a TOTVS OP

A TOTVS Oeste Paulista está há mais de 15 anos no mercado regional e atende todo o oeste paulista. Para isso conta com um quadro de 160 participantes em duas unidades, uma sediada em Bauru e outra em São José do Rio Preto e mais de 300 clientes em todo o seu território de atuação. Para mais informações acesse o website www.totvs.com/oestepaulista.
Sobre a TOTVS

Líder absoluta no Brasil, com 53,1% de market share*, e também na América Latina com 35,6%, a TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. É a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes, sendo líder também no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços como Consultoria, BPO e Cloud Computing. Para mais informações acesse o website www.totvs.com.
*Fonte: Gartner - “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2011”.