quarta-feira, 8 de maio de 2013

Rede Social



Empresário rio-pretense lança Rede Social

ZAmigos dividirá receita de publicidade entre os usuários

Na próxima terça-feira (14) será lançada em Rio Preto uma nova rede social que promete revolucionar um mercado que vem conquistando bilhões de pessoas em todo mundo. O projeto é do jovem empresário Guilherme Oliveira, que comanda um pool de startups de tecnologia. A apresentação será no salão de eventos do Posto Cocenza (antiga concessionária do grupo Eurobike), a partir das 19h30, apenas para imprensa e convidados VIP. Fani Pacheco – BBB 13 será a garota propaganda da ocasião e o projeto eletrônico Saxen será responsável pelo background da noite.

Inovações

A Zamigos promete entrar no mercado e conquistar usuários a partir de suas ferramentas inovadoras. Destacam-se: Opção “Não Gostei” (o usuário poderá não gostar de um uma publicação ou foto), opção “Gostei” nas páginas pessoais (o usuário poderá curtir outro usuário além de Fan Pages), opção de avaliação de perfis e fotos (o usuário poderá avaliar perfis e fotos de uma a cinco estrelas), a interatividade com outras redes sociais (o usuário poderá visualizar o feed e fazer postagens em outras redes sociais por meio da ZAmigos) e por fim a divisão da receita de publicidade entre os usuários.

Os perfis em geral são similares a outras redes sociais, tem acesso gratuito, com a diferença de não ter limite de adicionamentos (amigos). O mecanismo também é o mesmo com feed de postagens, fotos e demais informações pessoais como: nome, idade, cidade de origem e etc.

Em desenvolvimento

Além das ferramentas já citadas a ZAmigos contará com outras inovações que estão sendo desenvolvidas. Uma delas é um canal de comunicação por voz, onde os usuários poderão efetuar e receber ligações pela própria rede sem custos.

“Sempre tive o sonho de desenvolver um projeto que pudesse interagir com milhares de pessoas. Já executei outros, como um site que doaria mudas de árvores e outro de compras coletivas. A ZAmigos é a concretização disso tudo, a soma desses sonhos.” Comenta Guilherme Oliveira.

Formas de redes sociais

As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são: Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes profissionais: prática conhecida como networking, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
Como já dito acima, existem redes sociais públicas, em que o registro está desbloqueado para todos. As privadas podem pedir o endereço eletrônico e só depois de uma resposta é que o registro fica disponível, nesse tipo de rede nem sempre são aceitos todos os tipos de pessoas.
História
A análise de redes sociais (relacionada com as redes complexas) surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na Sociologia e Antropologia Social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciências da informação, a psicologia social, a sociolinguística e, sobretudo, no serviço social.
A idéia de rede social começou a ser usada há cerca de um século, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: gênero, grupo étnico).