quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Jucesp

Jucesp leva Via Rápida Empresa para o Congresso da AMA

A autarquia vai apresentar um painel sobre o Via Rápida Empresa, programa que permite a abertura de uma empresa em até 5 dias, e ainda terá um estande no evento

O Via Rápida Empresa será tema de um dos painéis do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), de 23 a 25 de outubro, em Olímpia (a 390 quilômetros de São Paulo). O painel integra a programação do evento com a palestra do subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo, Ernesto Vega Senise, no dia de abertura (23/10), às 16 horas. É a primeira vez que a Jucesp participa do Congresso da AMA.

O Via Rápida Empresa é um programa do governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, num trabalho conjunto entre a Jucesp e a Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, que permite ao empreendedor reduzir o tempo para abrir uma empresa de baixo risco para até cinco dias. O programa oferece serviços de registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades.

Durante o Congresso, Senise apresentará, num painel de aproximadamente 45 minutos, a expansão e evolução do Via Rápida Empresa, o qual, desde o início de outubro, integrou todos os 645 municípios paulistas ao Módulo Estadual de Licenciamento. O sistema foi expandido, disponibilizando para o cidadão empreendedor a possibilidade de emissão das licenças estaduais de forma integrada e totalmente on-line, para empresas de baixo risco.

“Além da redução da espera, o sistema possibilita a economia de gastos com deslocamentos, autenticações de documentos, tornando o processo menos burocrático. O Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa veio agilizar, desburocratizar e facilitar a vida do empreendedor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.

O licenciamento eletrônico elimina a peregrinação que o futuro empresário precisava fazer pessoalmente de instituição em instituição para conseguir as licenças para registrar sua empresa, já que houve a integração dos órgãos estaduais. Hoje, somente depois de todo o processo concluído, é que será necessário se deslocar até a prefeitura da cidade em que instalará seu empreendimento, para fazer a análise de
viabilidade. “Todas as demais etapas foram feitas eletronicamente sem sair de casa ou do escritório”, ressalta Senise.

Para o presidente da Jucesp, Armando Luiz Rovai, o Módulo Estadual de Licenciamento veio trazer mais agilidade aos serviços prestados pela autarquia. “Participar deste Congresso é uma forma de aproximar o cidadão da Jucesp, divulgando os serviços oferecidos pela entidade, que recebe 5 mil documentos por dia. Vamos ainda mostrar como o governador Geraldo Alckmin e o secretário Rodrigo Garcia têm trabalhado para melhorar a vida do empreendedor”, informa Rovai.

No estande da Jucesp, terá a exibição de um vídeo explicativo com o passo a passo para a abertura de empresas por meio do Via Rápida Empresa. O presidente da Jucesp Armando Rovai também estará presente no dia 24 para receber os responsáveis pelos escritórios e postos de serviço da autarquia – unidades conveniadas, operadas por entidades sem fins lucrativos, destinadas a oferecer opções de locais de atendimento aos usuários – na região Noroeste do Estado.

A Jucesp
A Jucesp foi criada em 1890 e é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas do Estado de São Paulo. No ano passado, o órgão foi transformado em autarquia especial. “Temos trabalhado para promover a desburocratização e a integração para legalização e consolidação do uso da internet nos procedimentos de registro, como contrato padrão e certificação digital”, ressalta o presidente Rovai.

Serviço
VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista
Palestra: A Evolução do Via Rápida Empresa
Local: Thermas dos Laranjais – avenida do Folclore, 1.543 – Olímpia/SP
Dia: 23 de outubro de 2013
Horário: 16 horas