segunda-feira, 14 de março de 2011

Cidade

Junto à Prefeitura de Rio Preto, Sociedade de Medicina e Cirurgia, Unimed e Conselhos Municipais do Idoso e Saúde, a Famerp participa nesta terça e quarta-feira do evento que discutirá os desafios do envelhecimento, as políticas públicas para o idoso e a participação dos municípios da região como Cidade Amiga do Idoso.


Palestra
A Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto recebe nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16 e março, Alexandre Kalache. Médico e pesquisador em Saúde Pública, Kalache estuda o envelhecimento há mais de 30 anos. Em Rio Preto, ele falará sobre os ‘Desafios do Envelhecimento’, ‘Desafios do Envelhecimento Populacional’ e conduzirá a oficina ‘Cidade Amiga do Idoso’, que tem como proposta elaborar projetos para qualificação dos municípios da região como “Cidades Amigas do Idoso”.

Especialista em envelhecimento
Kalache é formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante quatro anos foi instrutor de clínica médica e em 1970 partiu para a Europa, onde morou e trabalhou por 33 anos. Nos últimos 13 anos dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde. Hoje trabalha como assessor para o envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York, no Centro Internacional de Políticas, onde mantém o projeto “Ageing in a Foreign Land”, que trata do envelhecimento de milhões de imigrantes que estão pelo mundo.

Grupos de trabalho
Promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde, e em parceria com a Famerp, Unimed, Sociedade de Medicina e Cirurgia e Conselhos Municipais do Idoso e Saúde, o evento tem ainda como proposta fortalecer os planos regionais de saúde para os idosos, constituir grupos de trabalho entre instituições de ensino regionais, além de estabelecimentos de pactos para o envelhecimento ativo da população.

Inscrições
Voltado para profissionais de saúde, conselhos de classes, instituições que trabalham com idosos e lideranças da terceira idade, as inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas Sociedade de Medicina de São José do Rio Preto.