quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sesc

MOSTRA SESC DE TEATRO DE RUA leva 4 peças de 
graça às praças da cidade a partir da próxima terça
Mostra ocorre em outras 17 cidades e promove ainda oficina com pesquisadora teatral gaúcha



A edição deste ano da Mostra Sesc de Teatro de Rua, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro em vários pontos de Rio Preto, apresenta quatro espetáculos que possuem uma coisa em comum: a utilização da via pública como palco e a proposta de democratização do acesso às artes cênicas. Entre os trabalhos selecionados, estão a teatralização de ‘Os Músicos de Bremen’ por um grupo gaúcho e uma releitura da saga de Dom Quixote por artistas mineiros, entre outras montagens. As sessões são gratuitas e livres para todas as idades.
 
A mostra oferece também, além das apresentações dos espetáculos, a atividade formativa ‘Inaugurando Obras pela Cidade – Em Busca do “Político” na Cena Teatral de Rua’, na qual a pesquisadora Evelise Mendes, de Porto Alegre (RS), tem por objetivo reconhecer as bases sobre as quais a cena teatral de rua contemporânea pode potencializar o seu caráter de contestação política. A atividade acontece durante quatro dias, de 24 a 27 de setembro, na Sala de Uso Múltiplo do Sesc, e é gratuita. 
Pelo Estado 
Além de Rio Preto, outras 17 cidades do Estado recebem a Mostra Sesc de Teatro de Rua, onde 22 peças do Brasil e do exterior serão apresentadas em 68 sessões. Além delas, 10 atividades formativas serão propostas aos interessados em artes cênicas. Ao todo, mais de 180 profissionais serão envolvidos. Esta é a segunda edição do evento, que propõe uma curadoria compartilhada entre 17 programadores das unidades do Sesc envolvidas. 
Um recorte colorido criado pelas diferentes poéticas dos espetáculos permitiu a qualidade, diversidade e maior representatividade geográfica, com produções internacionais da Holanda e da Itália, além dezenove companhias brasileiras, vindas do Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os dois últimos estados comparecem com maior número de espetáculos: sete grupos cada. 
A abertura acontece em São Paulo (SP), na sexta, dia 20 de setembro, às 20h30, no Parque da Independência, no Ipiranga, com a estreia do novo espetáculo dos mineiros do Grupo Galpão, Os Gigantes da Montanha, sob a direção de Gabriel Villela. 
Variedade de olhares 
Para o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a intenção de levar a arte para a rua dialoga diretamente com a política de democratização do acesso à cultura tão preciosa à instituição”. Miranda considera imprescindível aproximar o público que transita pelas ruas e praças dessa arte que é verdadeiramente urbana e contemporânea. 
A linha curatorial coletiva garantiu uma pesquisa ampla com qualidade, representatividade e variedade na programação. Três eixos conduziram a seleção: diversidade de técnicas, representação regional das companhias e variedade de formatos. “A configuração promove a variedade de olhares. Foram compartilhados os repertórios pessoais de 17 profissionais. Esta experiência é muito rica e contribui para uma pesquisa ampliada. Como os curadores são de várias cidades, este processo compartilhado de curadoria também fortalece o vínculo da rede Sesc como um todo”, afirma Armando Fernandes, coordenador da Mostra e assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc em São Paulo. 
Um dos pontos primordiais desta edição é a multiplicidade de relações que as companhias desenvolvem com o espaço público. “Existem grupos que trabalham na tradição do gênero de espetáculos de rua. Algumas atrações dialogam com o contemporâneo e o performático, com intervenções no espaço urbano. O resultado da abrangência é um mosaico de diferentes poéticas dos espetáculos”, explica Fernandes. 
Confira abaixo a programação completa da Mostra Sesc de Teatro de Rua 2013 em Rio Preto: 
ESPETÁCULOS: 
DIA 25 | O Teatro de Caixa
Com o ator Rudinei Morales (Bagé-RS). Direção e figurinos: Liane Venturella. Textos e atuação: Rudinei Morales. Trilha sonora: Álvaro Rosacosta. Fotografia: Fábio Zambon, Leon Federico Kiran, Gabriela Argenta e Rafael Pires. Produção de vídeo: Michelangelo Barbosa. Produção, ilustração e cenografia: Rudinei Moraes. Dubladores: Heinz Limaverde, Miriã Possani e Rafael Rossa. Orientação coreográfica: Ana Medeiros. Duração: apresentações de cinco minutos. Recomendação etária: livre. 
Espetáculo baseado nas figuras que vivem ‘na’ e ‘da’ rua. A trama acompanha a vida de Valentin, um contador de histórias que saiu pelo mundo em busca da verdade das suas próprias histórias. Enquanto fala das suas aventuras, ele convida o público a assistir à teatralização do conto ‘Os Músicos de Bremen’, dos irmãos Grimm, dentro de um teatro em miniatura.
Data: Dia 25. Quarta, 11h
Local: Praça Rui Barbosa, no Centro.
GRÁTIS.

DIA 26 | Oratório – A Saga de Dom Quixote e Sancho Pança
Com a Cia Burlantins (Belo Horizonte-MG). Roteiro: Eid Ribeiro, baseado na obra de Miguel de Cervantes. Direção: Paula Manata. Direção musical: Mauricio Tizumba. Músicas: Sérgio Pererê. Arranjos: Everton Coroné e Alysson Salvador. Cenário e bonecos: Eduardo Félix e Conrado Almada. Figurino: Maria Luiza Magalhães e Janaína Castro. Coreografia: Giovana Penna. Elenco: Sérgio Pererê, Mauricio Tizumba, Josi Lopes, Everton Coroné, Alysson Salvador e Daniel Guedes. Duração: 60 Minutos. Recomendação etária: Livre. 
O icônico cavaleiro andante e seu fiel escudeiro vão para as ruas em um espetáculo que une elementos clássicos da obra original e da cultura de rua. Para dar vida aos personagens, atores, músicas e os compositores Sérgio Pererê e Maurício Tizumba, figuras folclóricas de Minas Gerais, estão a frente do elenco. Na história, após ler muitos romances de cavalaria, Quixote perde a razão e passa a peregrinar em busca de aventuras como as de seus heróis. Em terras mineiras, o cavaleiro andante e seu fiel escudeiro colocam brasilidade e mineiridade à atmosfera castelhana da história original.
Data: Dia 26. Quinta, 20h
Local: Praça Manoel das Neves, no Jardim do Bosque.
GRÁTIS.

DIA 28 | A Inauguração
Concepção e direção cênica: Evelise Mendes. Orientação: Marta Isaacsson. Duração: 60 Minutos. Elenco: Participantes da Atividade Formativa: Inaugurando Obras pela Cidade. Recomendação etária: Livre. 
O espetáculo é o resultado da oficina ‘Inaugurando Obras pela Cidade – Em Busca do “Político” na Cena Teatral de Rua’, com atores e interessados de Rio Preto, que acontece entre os dias 24 e 27, no Sesc, na qual Evelise Mendes, pesquisadora teatral gaúcha, compartilha questões abordadas em sua pesquisa. Na peça, acontece a solenidade de inauguração de uma das mais importantes obras da Secretaria Adjunta Especial do Instituto Extraordinário da Subsecretaria de Eventos e Inaugurações do Estado de São Paulo. 
“Por conta do tom muito particular, a obra é bem diferente dos outros espetáculos. O público é instigado a participar de forma escancarada. Os atores fazem um discurso e uma provocação à plateia, sem abandonar a ideia de ilusão, de “fingir” ser real. É um espetáculo que está acontecendo ali ou realmente se trata da inauguração de um monumento?”, provoca Armando Fernandes, coordenador estadual da mostra.
Data: Dia 28. Sábado, 11h
Local: Praça Rui Barbosa, no Centro.
Grátis.

DIA 29 | O Vendedor de Palavras
Com o Grupo Mototóti (Porto Alegre-RS). Dramaturgia: Rodrigo Monteiro, a partir de crônica de Fábio Reynol. Direção: Arlete Cunha. Cenografia e adereços: o Grupo e Zoé Degani. Figurinos: Coca Serpa. Trilha sonora: Fernanda Beppler.  Atuação e concepção: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler.  Duração: 45 minutos. Recomendação etária: Livre. 
Em cena está a história de Milho, um amante dos livros que sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas, podendo assim ampliar seus vocabulários e ganhar pensamentos novos. Ele se dá conta de que há uma grande falta de palavras no mundo e, por isso, as pessoas repetem as poucas que têm. Ele acredita que, se cada palavra equivale a um pensamento novo, ele poderia se tornar um vendedor de palavras e fazer com que as pessoas pensem mais e melhor. O espetáculo já soma mais de 250 apresentações, desde sua concepção, em 2008, quando recebeu o Prêmio Funarte.
Data: Dia 29. Domingo, 15h30
Local: Ginásio de Esportes do Sesc.
Grátis.

ATIVIDADE FORMATIVA 
DE 24 a 27/9 | Oficina ‘Inaugurando Obras pela Cidade – Em Busca do “Político” na Cena Teatral de Rua’
Com Evelise Mendes, pesquisadora teatral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 3/9. Recomendação etária: 16 anos. 
A diretora e pesquisadora Evelise Mendes, de Porto Alegre (RS), compartilha questões abordadas em sua pesquisa, que tem por objetivo reconhecer as bases sobre as quais a cena teatral de rua contemporânea pode potencializar o seu caráter de contestação política, por meio da criação e apresentação de um experimento teatral de rua. O trabalho coletivo realizado de terça a sexta resulta na apresentação do espetáculo ‘A Inauguração’, no sábado, às 11h.
Data: Dias 24, 25, 26 e 27. Terça a sexta, 19h.
Local: Sala de Uso Múltiplo do Sesc.
Grátis. 
SERVIÇO