quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Franquia

Lá também tem franquia

Empresas apostam em cidades menores para expandir. Poder de compra da classe C e aumento da necessidade de produtos e serviços são fatores que contribuem para o crescimento do franchising em pequenos e médios municípios

A dificuldade em expandir a marca em grandes centros e regiões metropolitanas fez com que as redes de franquias buscassem novas alternativas para continuar a crescer. Para ampliar a abrangência da marca, as empresas enxergaram nas cidades menores uma nova fatia do mercado. O poder de compra da classe C, aliado ao baixo custo de investimento e à necessidade de consumo de produtos e serviços, garantiu espaço para o surgimento de novas marcas. Este crescimento também está ligado à criação de centros comerciais mais dinâmicos e modernos.

“Muitas empresas já esgotaram suas possibilidades de expansão em capitais e regiões metropolitanas e aproveitam o bom momento econômico para se arriscar em cidades menores. Empresários, empreendedores e investidores estão de olho na interiorização do país com a ampliação de modelos já consolidados ou com o desenvolvimento de negócios inéditos”, explica Marcos Nascimento, especialista no setor e diretor da Cia de Franchising, responsável pela formatação, expansão e comercialização de franquias.

Municípios da área de influência de São José do Rio Preto já demonstraram potencial para franquias, seja com investimentos maiores que R$ 50 mil, ou cujos valores iniciais podem ser a partir de R$ 2,5 mil — as chamadas microfranquias. Cidades como Votuporanga, Catanduva, Novo Horizonte, Itajobi, José Bonifácio, Tanabi, Palmeira d’Oeste, Jales, Mirassol, Neves Paulista, entre outros, já apresentam unidades franqueadas.

Franquias de educação e treinamento, informática, alimentos, vestuários, calçados e acessórios ganham destaque entre os consumidores. Algumas cidades também recebem franquias de linhas de crédito e turismo. O mercado destes municípios também está de braços abertos para receber novos tipos de redes, especialmente as ligadas a serviços, como empresas da área de saúde, atendimento a idosos, manutenção e reparos de veículos. Com o crescimento populacional na região, negócios relacionados à segurança, construção civil e produtos de higiene e limpeza também chamam a atenção no mercado, além de gerar emprego e renda.

A dona de casa Marcela Maria Alves Sanches, de Palmeira d’Oeste, cidade com cerca de 10 mil habitantes na região de Rio Preto, investiu R$ 5 mil que guardava em uma poupança para adquirir uma microfranquia de produtos de limpeza há menos dois anos. Hoje, Marcela possui 600 clientes cadastrados, comercializa 22 itens e fatura cerca de R$ 7 mil/mês. “Foi muito bom iniciar esse trabalho. Com o dinheiro que eu ganho, mantenho duas filhas cursando odontologia em uma faculdade particular de Santa Fé do Sul. Vou de porta em porta vendendo os produtos, todos os dias”, diz Marcela.

Geração de empregos

Cada franquia é capaz de gerar de 4 a 5 empregos diretos. O número de registros aumenta de acordo com o potencial do empreendimento. Muitas redes também são responsáveis por agregarem trabalhadores indiretos, o que contribui para a formação de emprego e para o aumento da renda do município. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam a geração de 777.285 empregos diretos criados nas mais de 86 mil unidades de franquias espalhadas pelo Brasil no ano passado.

Empreendedores

São José do Rio Preto tem 3.240 empresários e ocupa hoje a 19º colocação no ranking estadual de empreendedores individuais, de acordo com levantamento feito este ano pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do programa Empreendedor Individual. Dados da pesquisa mostram o perfil do servidor autônomo: 56% dos empreendedores cadastrados são homens e 44% mulheres. Em relação às atividades exercidas, 54% são de prestação de serviço e 46% de comércio. Em 2011, a expectativa para o limite de faturamento, segundo o programa, foi ampliado de R$ 36 mil para R$ 60 mil por ano.

A Rio Preto Franchising Business

A Rio Preto Franchising Business já nasceu grande. Idealizada pela Lacerda Comunicação, a feira é considerada a quarta maior do país neste segmento e aguarda movimentar mais de R$ 6 milhões em negócios durante os dias 14 e 15 de outubro, no Complexo Swift, das 14h às 21h. São esperadas mais de 10 mil pessoas durante os dois dias. A feira também conta com a parceria da Cia de Franchising e da Prefeitura de São José do Rio Preto.