quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fique em forma

Aproveite o inverno para chegar em forma no verão


Manter-se ativo ou dar início a um programa de exercícios físicos no inverno diminui a incidência e evita doenças ligadas ao sedentarismo, como problemas cardíacos, diabetes, depressão, doenças vasculares e obesidade. De acordo com o preparador físico Ronaldo Parra, da TR3 Assessoria Esportiva, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas. “Com cuidado e aproveitando bem, é possível chegar em forma ao verão”, explica.


Quais os melhores horários para treinar?
Devem-se evitar os horários extremos, como antes das 7h e depois das 19h, porque sem a luz do sol, o frio será maior, ainda mais com incidências de ventos.

Existe muita diferença de ganho, tanto de musculatura quanto de rendimento, durante esse período?
O ganho de massa muscular independe do verão ou inverno porque as atividades geralmente são feitas em academias fechadas e climatizadas. Agora, quanto à queda de performance, sim, já que ao ar livre, se a pessoa não estiver devidamente agasalhada, sofrerá desconforto e até risco de lesões, com a musculatura mais contraída e tensa pelo frio.

Quais tipos de exercícios são os mais indicados? E Por quê?
Não existe uma atividade física mais adequada para o inverno. O que existe é uma atenção especial à adaptação do corpo em função das condições climáticas para os movimentos que serão desenvolvidos no período de baixas temperaturas. A natação, por exemplo, se não for praticada em uma piscina aquecida, se torna muito mais difícil. Na prática da corrida, é preciso atenção às roupas utilizadas, porque as temperaturas corporais e do ambiente podem entrar em choque durante a prática do exercício.

Praticar atividades físicas no inverno perde mais calorias?
No inverno o metabolismo fica mais acelerado para manter a temperatura corporal adequada entre 36°C e 36,5°C. Devido ao maior trabalho do corpo, há um maior gasto de calorias, mesmo em repouso.  Em um treino de corrida, por exemplo, no inverno perde-se de 20% a 30% a mais de calorias, devido a maior contração da musculatura para produzir calor. É importante ressaltar que não se deve sobrecarregar com agasalhos que não tenham ventilação. Suor não é sinônimo de gasto calórico, e sim uma forma do corpo regular a temperatura interna, realizando a termorregulação, perdendo-se água e sais minerais.

Quem pratica exercícios nessa época do ano sente mais bem-estar devido à sensação térmica? 
Temperaturas mais amenas fazem com que isso aconteça. Na corrida, por exemplo, algumas pessoas conseguem correr distâncias maiores ou até melhorar o seu tempo em relação a um dia quente. O cuidado com a hidratação não deve ser deixado de lado, pois, durante o inverno a umidade relativa do ar fica mais baixa e isso é prejudicial na atividade física.

Quais as principais diferenças entre treinar corrida e ciclismo nesta época do ano e em dias quentes?
O ciclismo se torna mais difícil devido ao vento gelado, fazendo com que a sensação térmica seja ainda mais fria. O ideal é proteger as extremidades (dedos, orelhas, pés) para uma melhor circulação sanguínea. O ideal é começar o exercício de forma mais lenta e cautelosa para que ocorra um aumento da circulação sanguínea e temperatura corporal, dando melhores condições de músculos e articulações trabalharem.

Só o aquecimento colabora para evitar lesões?
Um bom aquecimento é melhor do que somente um alongamento intenso e com o corpo frio. E no final da atividade, um alongamento leve, aliviando a musculatura que ficou mais tensa e contraída devido ao frio.