quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bem me quer

Projeto Universo Bem Me Quer é apresentado para entidades assistenciais de Rio Preto

Reunião contou com a participação da primeira-dama Eliana Lopes e da idealizadora do projeto Universo Bem Me Quer, Denise Marconi


Pela primeira vez, em 50 anos, a Expo Rio Preto terá um projeto socioambiental durante a feira agropecuária: o projeto Universo Bem Me Quer. Para alinhar as ações, uma reunião entre a diretora do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH), Denise Marconi, a primeira-dama do município, Eliana Lopes, e diversas entidades assistenciais foi realizada nesta terça-feira, no Recinto de Exposições. Durante o encontro, representantes de entidades que cuidam de crianças, adolescentes e idosos carentes, em situação de risco e deficientes físicos e mentais puderam conhecer o projeto.

A ideia é reunir todas essas instituições para que participem ativamente do Universo Bem Me Quer durante a Expo 50 anos, que este ano acontece entre os dias 2 e 16 de outubro. “Queremos envolver toda a comunidade dentro do projeto. Vamos ver como cada uma das entidades poderá participar do evento”, explica Denise.

De acordo com a diretora do projeto, esta é a primeira vez que as ações são discutidas com as entidades assistenciais da cidade. Durante a reunião, os representantes puderam se apresentar e dizer quais os atendimentos que realizam. Ao final do encontro ficou definido que cada uma das instituições vai encaminhar as informações sobre as atividades que podem ser realizadas durante a Expo.

“Pelo que pude perceber teremos artesanato feito com material reciclado, desfiles, apresentações de dança e teatro, aulas de pintura e outras atividades. Essa participação é muito importante tanto para as entidades como para o evento”, diz a diretora.

Algumas empresas já aderiram o projeto e serão parceiras, como a Guarani, a Só Lixeiras e o Senac. A Guarani, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro, vai disponibilizar uma tenda de 200 metros quadrados onde serão realizadas todas as atividades relacionadas ao projeto Universo Bem Me Quer e também a Usina de Reciclagem. Além disso, a empresa doou 200 mudas de árvores de diversas espécies para serem plantadas no Recinto de Exposições.

A Só Lixeiras vai apoiar o projeto fornecendo cestos de lixo que serão disponibilizados por todo o Recinto. A empresa também irá orientar, através de palestras, sobre a importância do descarte correto do lixo.

Já o Senac irá oferecer aos agentes ambientais da Cooperlagos serviços de bem-estar, como massagem, maquiagem, palestras sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e outras atividades.

“Este será um dos maiores eventos socioambientais que Rio Preto vai sediar. Queremos dar oportunidades para que essas entidades possam mostrar os trabalhos que desenvolvem e a seriedade dos projetos”, afirmou Eliana Lopes, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Juliana Paiola, assistente social da Alarme (Associação Lar de Menores) de Rio Preto, que atende crianças e adolescentes carentes, está muito confiante no trabalho que será realizado durante a Expo 50 anos. “Temos muito interesse em mostrar nossos trabalhos e contribuir com ações de sustentabilidade. Oferecemos na instituição ensino fundamental, cursos de informática, panificação, artesanato com materiais recicláveis e atividades esportivas”, disse.

Também participaram da reunião o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Jorge Menezes; o presidente da Expo, Flávio Junqueira; a primeira-dama da Expo, Paula Junqueira; e Lívia Costantini Marques, esposa do empresário Paulo Emílio Marques, diretor de eventos da Expo.

Universo Bem Me Quer

O Universo Bem Me Quer é o maior projeto de responsabilidade ambiental para eventos countries do Brasil. Presente nas principais festas, o ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) é responsável pelo projeto Universo Bem Me Quer (UBMQ), que assessora cooperativas locais no gerenciamento de resíduos gerados em grandes eventos. Em Rio Preto, a cooperativa que será beneficiada com a venda do material recolhido é a Cooperlagos, que participará com cerca de 20 agentes ambientais.

Há quatro anos em atuação, o projeto já contabiliza bons resultados. São mais de 250 toneladas de material reciclado destinado de forma correta, mais de 400 catadores de lixo transformados em agentes ambientais e mais de dez milhões de pessoas conscientizadas, que interagem e integram este Universo.

Através da Comitiva Consciente e do Mascote, o UBMQ leva informações ao público sobre a importância da reciclagem e o descarte correto do lixo, enfatizando o tempo que materiais descartados incorretamente demoram para se decompor.

Outra campanha que o ICDH leva ao evento é o Consumo Responsável, que conscientiza comerciantes e ambulantes a não venderem bebida alcoólica para menores de 18 anos e incentiva o público a consumir com moderação.