quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sem carro

Pronadar adere ao Dia Mundial Sem Carro

Alunos que participarem do movimento que será realizado nesta quinta-feira serão compensados

A academia Pronadar aderiu ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece na próxima quinta-feira. Idealizado por algumas cidades da Europa no final do século 20, o manifesto acontece em todo o mundo sempre na mesma data, dia 22 de setembro.

Os professores de Hidrobike da academia Pronadar irão trabalhar nesta quinta-feira utilizando meios de transporte alternativos como ônibus, bicicleta ou a pé. “Acho muito importante essa conscientização. A data serve para alertar as pessoas sobre os excessos que cometemos no dia a dia ao utilizarmos o carro ou moto para ir à padaria ou ao açougue, por exemplo”, explica Rodrigo Langeani, personal trainer da academia Pronadar.

Além da adesão dos professores, os alunos que também forem à academia utilizando meios de transporte alternativos serão recompensados. Todos ganharão um mês de aula de hidrobike grátis.

“Queremos incentivar as pessoas a adotarem atitudes saudáveis. Além de fazer bem ao meio ambiente, se locomover pela cidade de bicicleta ou a pé contribui para a saúde”, explica o professor.

De acordo com o personal, pedalar é um dos exercícios mais completos. Além de melhorar o condicionamento das pernas, a atividade contribui para o bom funcionamento do coração, mantendo os níveis de pressão arterial e também ajuda na manutenção do peso. “Outra vantagem é que com a bike o condutor dificilmente irá enfrentar congestionamentos”, diz.

Números

Segundo levantamento do Ministério das Cidades e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em abril de 2010 o país já contava com uma frota de mais de 60 milhões de veículo automotores, sendo 35 milhões automóveis (57% do total) e 12 milhões de motocicletas (21%). Outra pesquisa realizada pelo instituto Akatu (www.akatu.org.br) mostra que cada pessoa que deixa o carro na garagem uma vez por semana durante um ano –52 dias – deixa de emitir o que uma árvore nativa da Mata Atlântica absorve durante 37 anos pelo processo de fotossíntese em seu crescimento. Se todos os 3,5 milhões de veículos que circulam diariamente na capital de São Paulo ficassem um dia por semana em casa, após um ano, cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 deixariam de ser lançadas na atmosfera. Esse volume de carbono equivale ao que 57,5 mil árvores nativas da Mata Atlântica levariam 37 anos, durante o seu crescimento, para absorver.