Casa&Coisa quer ampliar atuação para Zona Norte
de São José do Rio Preto
Com 150 mil moradores, Shopping Cidade Norte é o alvo da rede
A rede Casa&Coisa está no mercado de franquias desde 2006 e já possui 26 unidades em todo País, sendo 10 no Estado de São Paulo (Ribeirão Preto, Santos, Indaiatuba, São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas, Araçatuba).
Nascida em São José do Rio Preto em 2005, a rede possui 3 lojas na cidade (Plaza Avenida Shopping, Centro e Av. Potirendaba) e tem a intenção de implantar mais uma na zona norte. “Estamos em busca de investidores para implantarmos uma unidade no shopping Cidade Norte. Essa região da cidade é uma das que mais cresceu nos últimos 10 anos. A ascensão da classe C tem aumentado bastante o poder de compra desse público e nosso produto também se encaixa neste perfil”, explica Marcos Melo, diretor da rede Casa&Coisa.
Com aproximadamente 132 mil habitantes (maior que Catanduva, a segunda cidade da região em população, com cerca de 113 mil), a zona norte conta com 7,7 mil estabelecimentos comerciais, em sua maioria micro e pequenas empresas que atendem a população local.
Segundo informações da pesquisa realizada pelo Target Group Index - estudo do Ibope Mídia em 2010, a "nova classe média brasileira" já responde por mais da metade da população do país, ou seja, quase 100 milhões de pessoas. Entre 2003 a 2009, a classe média saltou de 37% para 51% dos brasileiros, ou seja, de 66 milhões para 94 milhões de pessoas, graças a fatores como a expansão do emprego formal e os aumentos do salário mínimo.
O processo de ascensão da classe média brasileira deve continuar pelos próximos anos. Até 2014, a expectativa é de que pelo menos 15 milhões de pessoas migrem da classe D para a C, resultando em novas oportunidades para os empresários.
O crescimento desse mercado é um incentivo para os empresários que desejam abrir novos negócios, pois são locais ainda pouco explorados pelas redes de varejo, mas que possuem forte potencial de consumo.
O grande mercado de franquias se concentra nos shopping centers e dos 260 existentes no país, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios.
Segundo dados da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers - em abril de 2011 o Brasil possuía 412 shoppings. A instalação do Shopping Cidade Norte, no Jardim Planalto, em São José do Rio Preto, é a confirmação do crescimento econômico nas regiões mais populares. Previsto para abrir em dezembro de 2012, terá um investimento de R$ 120 milhões em 15 mil metros quadrados de construção, para 110 lojas e praça de alimentação.
“O mercado de shopping centers é responsável por 18,3% do varejo nacional e por 2% do PIB. Acreditamos que a proposta dos shoppings em oferecer segurança e a facilidade de encontrar tudo no mesmo lugar, aliada a ideia de modernidade e progresso, são os maiores atrativos para os futuros franqueadores elegerem esses empreendimentos como lugar privilegiado para instalação de novas unidades”, salienta Marcos.
Para a instalação de uma loja Casa&Coisa, o investimento inicial é de R$ 350 mil. “A rede tem um perfil dinâmico, por isso procuramos futuros franqueados empreendedores, com tino comercial e que estejam sempre envolvidos no negócio com foco 100% em resultados e adaptação às novas tendências de mercado”, acrescenta.