segunda-feira, 6 de julho de 2009

CONDENADA...



Uma das ideias fora de lugar que assolam a sociedade brasileira é aquela segundo a qual a sonegação não é um mal tão grande – inclusive porque parte do dinheiro dos impostos vai mesmo para o bolso dos corruptos.
A empresária Eliana Tranchesi, dona da butique Daslu, foi condenada a 94 anos e seis meses de prisão por importação fraudulenta. Eliana foi presa, mas já saiu da prisão graças a um habeas corpus.

Nos dias seguintes, houve quem se escandalizasse com o fato de a pena ser maior que a de muitos assassinos e até quem defendesse o fim da restrição à liberdade para crimes contra o sistema financeiro. De fato, quase um século é uma pena duríssima, e é certo que ela será reformada para muito menos nos tribunais superiores. Ainda assim, é preciso punir com cana dura a dona da Daslu e seus cúmplices, se o Brasil quiser figurar no rol das nações civilizadas. Pelo simples fato de que sonegação, o objetivo final das patranhas da quadrilha do luxo, é roubo – e do pior tipo.

"Sonegar é o mesmo que surrupiar dinheiro de toda a sociedade", diz Celso Três, procurador da República.

Ninguém gosta de pagar imposto. Aliás, o nome já diz tudo: é imposto porque é obrigatório para TODOS os cidadãos. Se a gente não concorda com as alíquotas, se achamos que é demais, que o dinheiro é mal empregado pelo governo, aí é outra coisa. Daí a necessidade de uma reforma tributária e fiscal, que mude o sistema de arrecadação e de gastos do País. Mas se alguém deixa de pagar o que deve, eu e você iremos pagar mais para sustentar o faminto Estado Brasileiro ou, o que é bem pior, ter menos serviços públicos.

Sonegar é roubar da sociedade. É, pois, um crime tão grave quanto entrar na casa dos cidadãos e usurpar-lhes os bens. Se somos tão duros contra os ladrões, devemos ter a mesma postura para com os sonegadores. Sonegar é um crime gravíssimo. Por isso, dever dar cadeia, sim.

Segundo a revista Veja, o que dá para fazer com R$ 636 milhões devidos pela Daslu ao Fisco:
- 160 escolas, com capacidade para 176 mil alunos;
- Postos de saúde suficientes para atender 1,2 milhão de pessoas/mês;
- Pagar o salário de 25.600 policiais militares por um ano;
.
.

Depois de tudo a bonita ainda tem o carão de escrever um livro contando tudo para todos sua grande história atrás das grades. Eu heim... Agora o que nos resta é aguardar para ver nas bancas e ter um tempinho para ler as entre linhas da Tranchesi.