Informações adicionais sobre o mercado de trabalho para empregada doméstica:
· O aquecimento da economia promoveu, ao mesmo tempo, o aumento de escolaridade, o aquecimento no mercado de trabalho e o crescimento da classe C - que também passou a poder pagar pelo trabalho das domésticas. Combinados, os fatores têm feito com que domésticas, babás, cuidadoras, faxineiras, cozinheiras e passadeiras não fiquem desempregadas um dia sequer, caso queiram.
· Em algumas regiões, no entanto, houve queda no número de domésticas empregadas. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, do IBGE, a participação dessas mulheres no mercado de trabalho caiu 14% entre 2006 e 2010 . No mesmo período, o salário subiu 21%. No resto do país, a alta do salário das domésticas foi ainda maior. Em 2009, esses profissionais ganhavam, em média, R$ 662,94, crescimento de 24,5% frente ao observado em 2003. O percentual de expansão é 2,5 vezes maior que o da média da população ocupada com carteira assinada, cujos rendimentos saltaram 10% no período.
· Um dos indicadores com maior transformação entre os trabalhadores domésticos é o nível de escolaridade. Segundo o IBGE, em 2003, 22,9% dos empregados não tinham instrução ou tinham menos de quatro anos de estudos. Em 2009, o percentual havia caído para 16,4%.
· Já o número daqueles com mais de 11 anos de estudo saltou de 9,8%, em 2003, para 18,6% do total, seis anos mais tarde.
Doméstica tem curso gratuito no Senac São José do Rio Preto
Limpeza, organização da casa, lavadoria, passadoria, preparação e manipulação de alimentos e armazenamento de produtos de limpeza e alimentícios são tarefas domésticas que parecem simples, mas que requerem técnicas e por isso o Senac São José do Rio Preto está com inscrições para o curso gratuitoEmpregada Doméstica. A capacitação é direcionada a profissionais que já atuam nesta área ou a pessoas que pretendem se qualificar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
O curso, com uma carga horária de 160 horas, terá início em 16 de agosto e será oferecido no Instituto Educacional Francisco de Assis (IEFA), localizado no bairro Romano Calil. As aulas serão ministradas de terça à quinta-feira, das 18 às 22 horas.
Para concorrer a uma das bolsas o candidato deve atender alguns pré-requisitos, como ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. Mais informações sobre como cadastrar o pedido de bolsa no site www.sp.senac.br/bolsasdeestudo ou pessoalmente na unidade do Senac São José do Rio Preto. Mais informações acesse o site www.sp.senac.br/riopreto ou ligue no telefone .
Serviço
Curso Empregada Doméstica
Carga Horária: 160 horas
Gratuito
Local: Instituto Educacional Francisco de Assis (IEFA)
Endereço: Rua Benedito Guagliard, 291 – Bairro Romano Calil
Senac São José do Rio Preto
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, nº 3.518
Informações: ou www.sp.senac.br/riopreto