domingo, 3 de julho de 2011

Gullar

“Há muitas noites na noite",
Videoinstalação
sobre "Poema Sujo”, de Ferreira Gullar.

Silvio Tendler elaborou a videoinstalação “Há muitas Noites na Noite”
em homenagem a Ferreira Gullar.



Imagina transformar a poesia em papo de botequim. Em vez de consumir bebida e comida, a pessoa vai degustar poesia – esta é a proposta do cineasta Silvio Tendler, autor de documentários como "Jango", "Glauber, o filme" e "Encontro com Milton Santos" com a videoinstalação Há muitas noites na noite homenageando o poeta e escritor Ferreira Gullar e que O SESC Rio Preto realiza de 6 a 17 de julho .
A atividade faz parte do programa Café.com poesia que tem como intuito promover a interação da literatura com os outros tipos de artes - como as artes visuais e cênicas - de uma maneira dinâmica e criativa em que o público possa vivenciar a literatura de diversas formas.

A vídeoinstalação acontece na Lanchonete do SESC. No local, o ambiente criado é o de um café no qual atores vestidos de garçons oferecem aos “clientes” um cardápio literário cuja essência é a arte do poeta e escritor Ferreira Gullar. No menu, a mais famosa publicação do escritor Poema Sujo escrito em 1975, em Bueno Aires quando o poeta, exilado e impedido de voltar ao Brasil e com sua vida ameaçada pelo fascismo crescente no Cone Sul, escreveu seus versos mais visceraisservido” em duas opções, por meio de um vídeo intimista apresentado sobre a mesa ou através da declamação ao vivo dos trechos da obra apresentadas pelos “garçons-atores”. A escolha fica por conta do visitante.

O “Poema sujo”, considerada a obra mais ousada e polêmica do premiado escritor e ensaísta Ferreira Gullar, transformou-se em uma videoinstalação.
Seu criador, o cineasta Silvio Tendler, concebeu também o café literário, espécie de botequim, em cujas mesas é possível conferir projeções de atores, cantores e diretores teatrais, como, Osmar Prado, Paulo Betti, Amir Haddad, Helena Ranaldi, Giulia Gam, Raimundo Fagner, Nathalia Timberg, Edu Lobo, Letícia Sabatella, Elisa Lucinda, Sergio Britto e Alcione lendo versos de Gullar.

"Há Muitas Noites Na Noite" vem romper com todos os gêneros de preconceito, começando contra o cinema documentário, papo cabeça considerado por um crítico como bom para papo de botequim e não sala de cinema. A videoinstalação subverte o conceito e mostra que poesia também é coisa de bar e de cinema.

A vídeoinstalação Há muitas noites na noite é gratuita e acontece de terça a sexta, das 17h30 às 21h; sábados e domingos e feriados, das 15h às 19h. Mais informações acesse o site ou ligue para o telefone (17) 3216 9300.

Venha degustar este cardápio único no SESC Rio Preto!

Saiba mais:
O poeta, ensaísta e crítico de arte Ferreira Gullar foi um dos fundadores do neoconcretismo. Entre suas obras, a mais conhecida foi “Poema Sujo”. O poema foi escrito em Buenos Aires, em 1975, onde Ferreira Gullar estava exilado, e publicado em livro no Brasil em 1976. “Poema Sujo” narra as memórias do escritor num processo de digressão desde que ele deixou o Maranhão, nos anos 50, rumo ao Rio de Janeiro, Brasília, Moscou, Lima e Santiago do Chile. Na obra, Gullar fala do homem que se debruçou sobre o papel para escrever e encontrar refúgio em suas memórias e tornou-se forte para viver o dia-a-dia das revoluções.

Silvio Tendler
Silvio Tendler (nascido em 1950) é um renomado documentarista brasileiro. Conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros, Silvio é, antes de tudo, um humanista, que já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Entre eles: "O Mundo Mágico dos Trapalhões", "Jango" e "Anos JK". Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematograficas Ltda., produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.



SERVIÇO:
Videoinstalação Há muitas noites na noite
Data:
De 6 a 17 de julho.
Horários: Terça a sexta, das 17h30 às 21h.
Sábados e domingos, das 15h às 19h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300 .
Grátis.