quarta-feira, 2 de maio de 2012

Check-up

Veículos também necessitam de check-up
A vistoria cautelar ou preventiva oferece a segurança de que
o condutor está adquirindo um carro confiável
Muitos problemas graves de saúde podem ser evitados por meio de um check-up periódico criado com o objetivo de antecipar as enfermidades, detectando de modo precoce alterações no funcionamento do organismo. Esta prevenção identifica fatores de riscos físicos e psicológicos, propiciando melhor qualidade de vida às pessoas.
Assim como os seres humanos, os veículos, meio de transporte extremamente importante nos dias atuais, também exigem atenção especial, um deles é a vistoria cautelar ou preventiva. “Ao comprar um veículo é preciso saber qual é a sua procedência para não levar “gato por lebre”, como um veiculo que tenha sofrido algum dano grave material contribuindo com sua desvalorização ou até mesmo roubado ou furtado”, alerta Rodolfo Alves, diretor comercial da Olho Vivo VistoriasAutomotivas.
Rodolfo explica que durante a vistoria preventiva são analisados os itens de identificação como chassi, motor, etiquetas, plaquetas e datas comparativas, além de uma pesquisa completa sobre débitos, restrições, queixas de roubo ou furto, leilão e sinistro, emitida por meio de um laudo.
Segundo estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os roubos de veículos no primeiro trimestre de 2012 apresentaram aumento de 21,5% na capital paulista. Em 2011, houve 9.246 veículos roubados na cidade contra 11.234 nos três primeiros meses de 2012. No Estado, o aumento foi de 16,88%, com 21.752 roubos contra 18.610 em 2011. O Estado possui 22 milhões de veículos, cerca de 40% da frota do País, o que faz com que os números de roubos chamem muito a atenção.
“Irregularidades como roubos, furtos e adulteração de veículos fazem com que ele não seja aceito em seguros e financiamentos, causando um grande desconforto ao seu proprietário”, acrescenta Alves.
Ele enfatiza ainda que a vistoria cautelar ou preventiva oferece a segurança de que o condutor está adquirindo um veiculo apto a passar pelo processo de transferência e que não comprou um veículo adulterado. “Na maioria destes casos, o pagamento do automóvel já foi efetuado e o trâmite para reverter à situação é muito extenso e desgastante”, finaliza.
Para as concessionárias e lojistas, o laudo cautelar ou preventivo proporciona dois benefícios: em casos de troca, a tranquilidade em obter um veículo de boa procedência, e a credibilidade em oferecer um produto confiável em seu estoque.
Vale lembrar que da mesma forma que uma pessoa deve procurar um médico especializado, responsável e ético, o veículo também deve ser levado à uma empresa de vistorias reconhecida no mercado e credenciada dentro das normas legais.

Sobre a Olho Vivo Vistorias
Em 2008, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novos critérios para a realização de vistorias de regularização e transferência de veículos automotores. Com o objetivo de atender à demanda proveniente da regulamentação e do aquecimento no comércio de veículos, nasceu a Olho Vivo Vistorias, uma rede de franquias prestadoras de serviços na área de vistorias automotivas.
Com sede em São José do Rio Preto (SP), a Olho Vivo Vistorias atua no mercado de franquias há três anos e foi fundada por profissionais com larga experiência no segmento e em franchising, responsáveis pelo posicionamento, expansão e consolidação de grandes marcas em todo país. Possui cinco unidades próprias, além de 130 unidades franqueadas, atendendo mais de 300 municípios por todo o Brasil. A empresa tem certificação ISO 9001:2008 e sistema de franchising consolidado, além de ser filiada a ABF (Associação Brasileira de Franchising).