sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eventos

Rio Preto é polo de eventos segmentados
Com DNA empreendedor, a cidade carrega a responsabilidade de ser a metrópole do Noroeste Paulista
A 440 km de distância da capital paulista, São José do Rio Preto (SP) é sede de grandes eventos segmentados da região. Com fácil acesso às grandes capitais como Campo Grande (MS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e cidades do interior do Estado de importância no cenário econômico nacional, Rio Preto é um local estratégico para atrair interessados de diversas regiões, com uma vasta lista de eventos direcionados aos mais variados segmentos.
O município de cerca de 410 mil habitantes, segundo o IBGE, é cercado de cidades menores que veem Rio Preto como polo econômico, social e cultural da região, carregando a responsabilidade de ser a metrópole do Noroeste Paulista. Diante desta realidade, a cidade se prepara mês a mês para apresentar os mais diversos tipos de feiras, mostras e eventos com sucesso comprovado nos números.
No âmbito cultural, o grande exemplo a ser apontado é o Festival Internacional de Teatro (FIT), que, na edição deste ano, tem valor aprovado pelo Ministério da Cultura de R$ 1.730.700,00 para a captação de recursos. A última Bienal, promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação de Rio Preto, contou com 180 mil visitantes, com participação de escolas de 29 cidades, e gerou um volume de negócios em torno de R$ 400 mil.
As feiras e exposições estão se massificando. Além da Feira Médica, Feira do Vestibular, Feira do Livro, a cidade também sedia a maior feira de franquias do interior de São Paulo. Com um resultado de R$ 30 milhões em negócios fechados e 15 mil visitantes em sua primeira edição, a Rio Preto Franchising Business 2012, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, junto com a Cia de Franchising e a Lacerda Comunicação, vai receber redes de franquias dos mais diversos segmentos para empresários e empreendedores conhecerem novas oportunidades e também se capacitarem ainda mais neste negócio, com palestras e workshops.
Segundo Priscila Vilches, diretora da Lacerda Comunicação, as feiras dão visibilidade à cidade, além de atraírem novos investidores, gerarem novos empregos e modelos de negócios.

Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, complementa: “A região de Rio Preto vocação empreendedora e uma matriz econômica diversificada com fortes investimentos em serviços, na indústria e no comércio, o que caracteriza um grande polo consumidor”.
Eventos como o Seminário Nacional do Direito, a Mostra Gastronômica e o Riopreto Shopping Fashion são outros importantes exemplos da diversidade e qualidade de projetos que Rio Preto comporta. E, como não poderiam faltar, os rodeios e exposições agropecuárias são acontecimentos aguardados por toda a população nessa cidade de forte influência sertaneja.
Entre feiras e rodeios, todos os eventos segmentados que acontecem em Rio Preto, além de ganharem uma grande visibilidade, aquecem a economia da região, aumentando fluxo financeiro no setor hoteleiro, de alimentação, comércio e transporte.