quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festival

FIT 2013 promove encontro aberto à população na noite desta quinta, dia 27

Reunião acontece no auditório da Secretária de Cultura a partir das 20h



O produtor cultural Sérgio Luís Venitt de Oliveira, um dos curadores da 13ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, reúne-se com o gerente do Sesc Rio Preto, Sebastião Martins, e com o secretário municipal de cultura de Rio Preto, Alexandre Costa, coordenadores gerais do Festival, na noite desta quinta-feira, dia 27 de junho. O encontro, aberto aos representantes da classe artística local e a toda população, tem o objetivo de discutir o conceito do FIT deste ano, destacar particularidades dos espetáculos selecionados pela equipe curatorial e estreitar os laços entre o Festival e a cidade.

O encontro acontece às 20h no auditório da Secretária Municipal de Cultura, que fica na praça Jornalista Leonardo Gomes, no Centro. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. 

O gerente do Sesc Rio Preto acredita que o FIT contribui com aspectos essenciais para a construção de uma cidade moderna e plural. “O Festival Internacional de Teatro tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de uma cultura que estimula a criatividade, o senso estético e a busca pela inovação”, afirmou Martins.

Para Alexandre Costa, o Festival deste ano tem um significado muito importante dentro do cenário cultural de Rio Preto. “O FIT resgata e abre espaço para a discussão dos modelos atuais dos festivais e as novas possibilidades de gestão cultural em nosso município. Vivemos um momento muito específico no que se refere à produção, circulação e fomento à cultura. Assim, experimentamos uma nova realidade onde o mais importante é o calor da discussão e o caminho natural da arte teatral de nosso tempo”, ressaltou Costa.

O FIT 2013 é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e do Sesc São Paulo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, e apoio institucional do Sesi e da TV Tem.