quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bate-papo

Contos e Causos: bate-papos, intervenções, narrações de histórias, visitas virtuais e oficinas de criatividade são algumas atrações programadas para o mês de junho no SESC Rio Preto

O SESC Rio Preto realiza, em sua programação especial de junho, Contos e Causos, diversas atividades para todas as idades, com oficinas, intervenções, bate-papos que resgatam algumas tradições da cultura popular brasileira.

Para as crianças, a oficina de Criatividades traz jogos e brincadeiras tradicionais e convida os pequenos a aprenderem a confeccionarem pipas, saquinhos para o jogo das 5 Marias, ensinam ainda como preparar um delicioso bolo de milho e estimulam a improvisação e a criatividade em uma brincadeira com cartas em que a criança é instigada a entrar em um universo de faz de conta criando suas próprias histórias.

A Sala de Internet Livre também entra no clima do Contos e Causos e os internautas que visitarem o espaço vão poder conhecer um pouco mais das histórias da cultura caipira, além de se divertirem com os jogos virtuais ligados à temática junina.

A programação especial ainda conta com: o bate-papo As Vozes do Além, que vai discutir a origem do saci-pererê; a vivência Prosa, café e cia que utiliza o cafezinho e uma boa prosa para apresentar o lendário universo dos ingredientes caipiras; entre outras atividades.

Para mais informações sobre a programação ligue para a Central de Atendimento no telefone (17) 3216 9300 ou acesse o site www.sescsp.org.br/riopreto.

Confira abaixo a programação das oficinas, intervenções, bate-papos e vivências do especial Contos e Causos:

Dias 17 e 24, às 16h
História da Festa Junina
Orientação na web de sites sobre os festejos juninos. Desde o seu surgimento aos dias de hoje com danças, comidas típicas e seus mitos. Na Sala de Internet Livre

Dia 18, às 14h
Pipa
Oficina de criatividade: Confecção de pipas em papel de seda. Na Sala de Expressão Artística. Vagas limitadas e inscrições no local. Direcionada para crianças de 7 a 12 anos.


Dias 18, 19, 25 e 26/6, às 16h
Jogos Virtuais Juninos: venha jogar os típicos jogos juninos, como pesca, rabo no burro, entre outros, em uma versão digital. Na Sala de Internet Livre


Dias 19/6, às 14h
Quem conta um conto...
Oficina de criatividade: brincadeiras com cartas em que cada participante cria uma história.
Na Sala de Expressão Artística.



Dias 19 e 26/6, às 10h30 e às 14h30
Sabe uma vez...
Intervenção com Cia Forrobodó Teatro Popular: Venha se divertir com causos da cultura popular brasileira. Em diversos espaços da unidade.



Dias 17 e 24/6, às 16h
Curiosidades Juninas
Instalação virtual:Exibição dos elementos culturais que influenciaram no surgimento dos festejos juninos, na tela dos pcs. Na Sala de Expressão Artística

Dia 19, às 19h30
As Vozes do Além
Com Rosimar Schinelo, doutora em Lingüística.
Você conhece o Saci? Já ouviu alguma história sobre ele? Venha conhecer a sua origem e percorrer os caminhos discursivos feitos pelo saci-pererê desde Roma até seu desembarque com os portugueses na América do Sul. Dia 17, às 19h30. No Teatro


Dias 21 e 28/6, às 16h15
Visitas Virtuais: Visitas a museus que registram a memória e as expressões artísticas da cultura caipira. Na Sala de Internet Livre


Dias 26, às 14h
Bolo de Milho
Oficina de criatividade: Prepare um delicioso bolo de milho. Na Sala de Expressão Artística. Vagas limitadas e inscrições no local. Direcionada para crianças de 7 a 12 anos.


Dia 25, às 14h
5 Marias
Oficina de criatividade: Confecção do jogo popular 5 marias em saquinhos de tecido. Na Sala de Expressão Artística. Direcionada para crianças de 7 a 12 anos.