quarta-feira, 1 de junho de 2011

Popular brasileira

SESC Rio Preto realiza em junho uma programação especial
voltada à cultura popular brasileira

Em junho, o SESC Rio Preto convida o público de Rio Preto e região a vivenciar, por meio de espetáculos, oficinas, shows, bate-papos e intervenções artísticas, um pouco mais da cultura popular brasileira. Nesse mês, o SESC realiza uma programação especial, com o tema Contos e Causos. Serão diversas atividades que abordam o mundo das histórias, lendas, sons e ritmos tradicionais à nossa arte popular.

Durante o mês, estão programadas cerca de 30 apresentações musicais - com grupos de forró, duplas de violeiros e músicos e bandas que trazem o melhor da música de raiz, oficinas de confecção de pipa, de contação de histórias, de culinária, intervenções artísticas e o uso da Internet para jogos online com a temática junina e atividades formativas com navegação dirigida pela rede mundial de computadores para pesquisas de dados sobre a cultura popular. Todas as atividades são gratuitas.

Música
Na programação musical Contos e Causos, o SESC Rio Preto traz todas as sextas-feiras, às 21h30, na Lanchonete do SESC, o programa Sextas de Forró, com os shows: Trio Virgulino, 3/6; Trio Macaíba, 10/6; Trio Marrom, 17/6; e Dona Zefa, 24/6.

Aos sábados, às 16h, também na Lanchonete, o SESC apresenta o Viola Nossa com músicos que utilizam um dos instrumentos mais representativo da cultura interiorana, a viola. Confira as apresentações: Viola Cabocla, 4/6; Victor Batista, 11/6; Levi Ramiro, 18/6; e Mazinho Quevedo, 25/6.

Aos domingos, das 12h às 14h, é a vez das duplas de violeiros de Rio Preto e região apresentarem seus trabalhos noAcordes Caipiras, um projeto especial de valorização da música de raiz. Serão as duplas: Valdo Reis e Pratini, Zé do Cedro e João do Pinho, Maninho e Manito, Graciano e Gracimar, 5/6; Dioran e Dioracy, Pedro Henrique e Leonardo, Cássio e Cassiano, Pirajá e Porto Rico, 12/6; Marco Antônio e Maciel, Leandro e Diego, Irmãos Damasceno, Maurício e Renato, 19/6; Neno Carreiro e Zé Mulatinho, Tino Viola e Tião do Pinho, Jota Carreiro e Pacífico, Adriano Reis e Cuiabá, 26/6.

Em junho, o programa Tardes Musicais entra na temática Contos e Causos com os shows de forró, todos os domingos, a partir das 17h, com as bandas: Mandacaru, 5/6; Banda Saculejo, 12/6; Nêgovéi, 19/6; e Banda Forró Boddó, 26/6.

O SESC Rio Preto, ainda em junho, traz o músico e violeiro Fernando Caselato, no dia 18, às 20h, no Teatro do SESC e a banda Moda de Rock: Viola Extrema, no dia primeiro de junho, às 21h30 Os shows são grátis. Mais informações sobre a programação acesse o site www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para o telefone (17) 3216 9300 .
Confira a programação das outras atividades:

espetáculo
Brigadeiro de Colher
Com Grupo Nhemaria
Duração: 80 min. Recomendação Etária: Livre.
Neste espetáculo a plateia é convidada a adentrar uma cozinha fictícia, onde as atrizes relembram histórias pessoais e convidam os ouvintes a compartilhar suas experiências de vida, que são encenadas de diversas formas. Qualquer história se torna um prato cheio para o espetáculo: histórias que foram amargas, aquelas de sabor inesquecível, momentos "doces" da vida, cenas "apimentadas" ou até aquelas "sem sal".
Dia 23. Quinta. 16h. Na Lanchonete.

bate-papo
As Vozes do Além
Com Rosimar Schinelo, doutora em Lingüística pela UNESP, pesquisa narrativas orais e produção textual, e a relação entre memória e história.
Você conhece o Saci? Já ouviu alguma história sobre ele? Venha conhecer a sua origem e percorrer os caminhos discursivos feitos pelo saci-pererê desde Roma até seu desembarque com os portugueses na América do Sul.
Dia 17. Sexta. 19h30. No Teatro

vivência
Prosa, café e cia
Com Rosimar Schinelo, doutora em Lingüística pela UNESP, pesquisa narrativas orais e produção textual, e a relação entre memória e história.
Um cafezinho e uma boa prosa é a situação ideal para apreciarmos receitas caipiras e conhecermos um pouco mais o universo lendário de ingredientes tradicionais como o milho, a mandioca e a batata doce.

Dia 11. sábado. 14h.
Na Sala de Expressão Artística
Grátis. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento

intervenção
Sabe uma vez...
Com Cia Forrobodó Teatro Popular
Venha se divertir com causos da cultura popular brasileira.
Dias 05, 12, 19 e 26. Domingos. 10h30 e às 14h30.
Em diversos espaços do SESC.
Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento
narração de histórias

Cantos e Causos de Assombração
Com Cia Tempo de Brincar
Buuuu!!!! Venha ouvir, cantar e contar histórias de assombração e mistério, que fazem parte do imaginário popular e aparecem nos contos e cantigas tradicionais na forma de criaturas mitológicas e personagens lendários.
Dia 10. Sexta. 20h. Na Área Externa da Lanchonete.


Oficinas de Criatividade
Para crianças 7 a 12 anos. Na Sala de Expressão Artística
Vagas Limitadas. Inscrições no local.

Quem conta um conto...
Brincadeira com cartas em que cada participante cria uma história.
Dias 4 e 19, sábado e domingo, às 14h.

Bolo de Milho
Prepare um delicioso bolo de milho
Dias 11 e 26, sábado e domingo, às 14h.

5 Marias
Confecção do jogo popular 5 marias em saquinhos de tecido.
Dia 25, sábado, às 14h.

Pipa
Confecção de pipas em papel de seda.
Dia 18, sábado, às 14h.
Internet e Multimídia
Na Sala de Internet Livre.

navegação dirigida
História da Festa Junina
Orientação na web de sites sobre os festejos juninos. Desde o seu surgimento aos dias de hoje com danças, comidas típicas e seus mitos. Dias 17 e 24. Sextas.16h.

Visitas Virtuais
Visitas a museus que registram a memória e as expressões artísticas da cultura caipira. Dias 3, 7, 10, 14, 21 e 28. Terças e sextas. 16h15.
instalação virtual

Curiosidades Juninas
Exibição dos elementos culturais que influenciaram no surgimento dos festejos juninos, na tela dos pcs. Dias 10, 17 e 24. Sextas. 16h.
jogos

Jogos Virtuais Juninos
Venha jogar os típicos jogos juninos, como pesca, rabo no burro, entre outros, em uma versão digital. Dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26. Sábados e domingos. 16h.

Serviço:
Programação Especial de Junho Contos e Causos
Data:
junho 2011
Local: SESC Rio Preto - rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333
Tel.: (17) 3216 9300
Informações acesse o site www.sescsp.org.br/riopreto