sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comunicação

Semana de Comunicação tem 'dia cultural' hoje

Exposição de cartuns é aberta, livro lançado e professor de renome internacional marcam esta sexta-feira

A Regional rio-pretense do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria do Interior e Litoral do SJSP, FENAJ e FJLP, realiza de 1 a 7 de junho a Semana de Comunicação, em parceria com instituições de ensino superior (cursos de jornalismo), Sesc e Acirp.

A abertura se deu dia 1 de junho (Dia Nacional da Imprensa), no salão nobre da Associação Comercial e Empresarial, com as participações dos jornalistas Daniela Golfieri (repórter de rede nacional na TV TEM-Rede Globo de Televisão) e Adib Muanis (que atuou nas emissoras da TV Globo e TV Record). Ambos debateram com colegas locais o tema: “A Televisão através dos tempos”.

Às 20 horas, no dia 2, no auditório da Unilago, o diretor de relações internacionais na Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e no Sindicato dos Jornalistas, Alcimir Carmo, fez um bate-papo com os estudantes e profissionais sobre o tema “PEC 33 (Emenda Constitucional que tramita no Senado, conhecida como PEC do Diploma)”.

Hoje, dia 3 de junho, com o tema TV Digital, a partir das 20 horas, será a vez da Unorp receber o jornalista e especialista em televisão digital, Prof. Dr. Antonio Carlos de Jesus, responsável pelo projeto de implantação da TV UNESP – a primeira emissora educativa e pública digital do Brasil.

Ainda nesta sexta-feira, duas atividades marcam o jornalismo de imagem e o literário: a abertura da exposição de charges e cartuns com os cartunistas Lézio Jr e Orlandeli, às 11 horas, na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping e, às 19h30, na Acirp (sede central), noite de autógrafos e bate-papo com o jornalista Mário Soler, autor do livro ‘Coisas da vida’.

O ginásio do Sesc de Rio Preto recebe no dia 5, domingo, a partir das 9h30, campeonato de futebol society e festival de equipes mistas de vôlei e basquete. Até o momento, 12 equipes (TVs TEM, Record, Diário da Região e RPTV estão entre elas) já confirmaram participação.

No dia 6, também no Empório Cultural do Riopreto Shopping Center, a partir das 11horas, exposição dos repórteres fotográficos Guilherme Baffi, Edvaldo Santos, Toninho Cury e Edson Baffi (in memoriam).

Ainda no dia 6, na sala 1 do Multiplex do Riopreto Shopping Center haverá bate-papo com os cartunistas Lézio Jr e Orlandeli e com os fotógrafos convidados, seguido de café da manhã.

À noite, na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, no auditório da Unilago, palestras com os jornalistas Bia Barbosa (Intervozes) e Paulo Cannabrava Filho (Apijor), que vão falar, respectivamente, sobre ‘A regulação da mídia no Brasil e nas democracias’ e ‘Jornalista é autor – sobre a produção jornalística e os direitos autorais’.

O encerramento da Semana será no dia 7, a partir das 20 horas, no auditório da Unirp, com a correspondente internacional (repórter especial da Rede Record de Televisão) Catarina Hong, que vai tratar do tema ‘Jornalismo internacional’. A programação é aberta e gratuita a estudantes de jornalismo, profissionais e à comunidade de modo geral.