Contos e Causos: para entrar no ritmo do final de semana, o SESC Rio Preto realiza as Sextas de Forró
Todas as sextas-feiras do mês de junho, às 21h30, o SESC Rio Preto traz uma banda de forró pelo programa Sextas de Forró. Os shows fazem parte da programação especial Contos e Causos que tem como objetivo resgatar as tradições e a cultura popular brasileira e acontecem na Lanchonete do SESC.Quem comanda a apresentação destas semanas do Sextas de Forró, no dia 10, é o Trio Macaíba. A banda é formada por Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz).
O grupo, que nasceu em 2000 e tem como integrantes músicos e pesquisadores da cultura popular, foi formado pelo amor ao forró. O nome da banda vem de uma das palmeiras mais típicas da paisagem nordestina, a macaíba, e em seu repertório, além de músicas autorais, contém sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Antonio Nóbrega.
Outras atrações do Sextas de Forró são: o Trio Marrom, 17/6; e a banda Dona Zefa, 24/6.
Todas as apresentações são gratuitas. Para mais informações acesse o site www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a Central de Atendimento do SESC Rio Preto no telefone .
- Confira abaixo a programação da Sextas do Forró para o mês de junho:
- Dia 10
- Trio Macaíba
- Pesquisadores da música popular brasileira, os integrantes do trio dedicam atenção especial a mais tradicional vertente do forró, chamada de Pé-de-Serra – alusão à característica geográfica das áreas onde se desenvolveu esta forma musical. Composto por Cleber Almeida (zabumba e voz), Beto Corra (sanfona e voz) e Ramon Vieira (triângulo e voz).
- Dia 17
- Trio Marrom
- Com quase trinta anos de história, o Trio Marrom, autêntico forró de raiz, conhecido também como Pé-de-Serra, nasceu da junção de três amantes da cultura nordestina, influenciados por mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Os Três do Nordeste e Trio Nordestino. O nome veio da vontade de solidificar esta cultura regional e assumir em definitivo as origens do baião. O trio é formado por Geraldo Santana de Almeida, mais conhecido como Curisco (percussão), José Luis Sobrinho, o Zé Luis (sanfona e volca), e José Ramos Barbosa (triângulo e vocal).
- Dia 24
- Dona Zefa
- O trio, formado por Erivaldinho, sanfoneiro de Aracajú, e os dois irmãos Danilo e Murillo Ramalho, apresenta um repertório de xaxados, xotes e baiões, repleto de clássicos de Luiz Gonzaga, Genival Lacerda e Dominguinhos.
Programação Contos e Causos
Em junho, o SESC Rio Preto convida o público de Rio Preto e região a vivenciar, por meio de espetáculos, oficinas, shows, bate-papos e intervenções artísticas, um pouco mais da cultura popular brasileira. Nesse mês, o SESC realiza uma programação especial, com o tema Contos e Causos. Serão diversas atividades que abordam o mundo das histórias, lendas, sons e ritmos tradicionais à nossa arte popular.
Durante o mês, estão programadas cerca de 30 apresentações musicais - com grupos de forró, duplas de violeiros e músicos e bandas que trazem o melhor da música de raiz, oficinas de confecção de pipa, de contação de histórias, de culinária, intervenções artísticas e o uso da Internet para jogos online com a temática junina e atividades formativas com navegação dirigida pela rede mundial de computadores para pesquisas de dados sobre a cultura popular. Todas as atividades são gratuitas.
Serviço:
Programa Sextas de Forró
Data: todas as sextas-feiras de junho
Horário: sempre às 21h30.
Local: na Lanchonete do SESC Rio Preto, Rua Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Telefone: .
Informações acesse o site www.sescsp.org.br/riopreto
Grátis.