terça-feira, 14 de junho de 2011

Workshop

Cuidados com o seringal, mercado e questões trabalhistas na agropecuária serão discutidos no Workshop Seringueira em Jales


Evento, promovido pela Apabor, será no dia 18 de junho no Clube do Ipê


A Apabor (Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha) promove, em parceria com Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Workshop Seringueira em Jales/SP.

O evento, que conta com apoio do Sindicato Rural do município e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), será realizado no dia 18 de junho, no Clube do Ipê, das 8 às 12 horas. Podem participar heveicultores, produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícola e pesquisadores, além de interessados na cultura. As inscrições já podem ser efetuadas na página eletrônica da Apabor www.apabor.org.br.

Patrocinado pelas empresas Braslátex, Constroeste, Hevea-tec, Lateks, Polifer e Unilatex, o workshop terá em sua programação três palestras: Implantação, Condução e Sangria, pelo engenheiro agrônomo Marcos Roberto Murbach; Novas exigências previdenciárias e trabalhistas na agropecuária, pelo engenheiro agrônomo Omar Eduardo Denadai e Borracha Natural: Mercado e Perspectivas, pelo analista setorial e diretor da Apabor, Heiko Rossmann.

O destaque do evento fica por conta da palestra ministrada por Denadai. Segundo ele, o objetivo é orientar os produtores rurais sobre as exigências do INSS e do Ministério do Trabalho em relação às medidas obrigatórias de proteção e prevenção à saúde e integridade física do trabalhador. “Na maioria das vezes, o produtor não tem conhecimento desta necessidade, assim como seus empregadores, o que gera acidentes, afastamentos, indenizações e multas”, acrescenta o engenheiro agrônomo.

Durante a explanação sobre o tema serão apresentados aos participantes quais os documentos e procedimentos devem ser implantados nas propriedades rurais, custo e valores das multas e indenizações que decorrem da não aplicação destas normas.