terça-feira, 7 de junho de 2011

Programação ao dia do Meio Ambiente

Programação especial em comemoração ao dia do Meio Ambiente continua até o dia 12 de junho no SESC Rio Preto

Um dos destaques da programação é o Passeio Verde Re-conhecendo Nosso Ambiente, que propõe uma caminhada pela cidade para verificar as áreas verdes e sua importância para o equilíbrio do ambiente urbano que acontece neste domingo, dia 12 de junho

Para celebrar o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo, dia 5 de junho, o SESC Rio Preto preparou uma programação especial abordando a temática Florestas para o Povo, sugerido pela Organização das Nações Unidas que celebra, em 2011, o ano Internacional das florestas. As atividades acontecem de 2 a 12 de junho, e entre elas estão oficinas, exibição de filmes, bate-papos, intervenções artísticas, passeios e trilhas ecológicas. Todos os eventos são gratuitos.

“O objetivo dessas atividades é apresentar informações relevantes, de maneira leve e prazerosa e, dessa forma, estimular a reflexão pública sobre a importância das florestas para o equilíbrio da vida”, afirma a animadora sociocultural do SESC Rio Preto Daniela Monte Rosa.

Um dos destaques da programação é o Passeio Verde: Re-conhecendo Nosso Ambiente, que propõe, por meio de uma caminhada pela cidade de Rio Preto, o reconhecimento das áreas verdes locais e sua importância para o equilíbrio do nosso ambiente urbano. Opasseio acontece no dia 12 de junho, com saída às 8h, em frente à unidade do SESC e será acompanhado pelo ambientalista Délcero César.

Para o dia 9 de junho, quinta-feira, às 19h30, está programada a intervenção Rimas Saborosas, com o escritor e educador César Obeid. O educador mostra ao público, por meio de versos e rimas, como é gostoso se alimentar bem e prepara saborosas receitas com alimentos naturais. Após a oficina, o escritor fará uma sessão de autógrafos de seu livro Rimas Saborosas.

Obeid ainda realiza nos dias 8 e 9 de junho, às 14h, no Espaço Oficina, a intervenção Aquecimento Global não dá rima com Legal e, por meio de rimas e xilogravuras coloridas, o escritor discute a temática do aquecimento global e a preservação do meio ambiente.

No dia 12 de junho, às 14h, crianças, jovens e adultos poderão preparar e experimentar algumas receitas, utilizando os frutos e as frutas da floresta na oficina culinária Cores e Sabores da Floresta com a chefe de cozinha Maria José. A atividade será na Sala de Expressão do SESC.

Para participar das oficinas, intervenções, passeios e trilhas é necessário fazer inscrição na Central de Atendimento do SESC, localizada na rua Francisco das Chagas Oliveira, 1333. As vagas são limitadas. Mais informações pelo site www.sescsp.org.br/riopreto e pelo telefone (17) 3216 9300 .
Confira a programação:
12 de junho, às 14h.
Oficina Cores e Sabores da Floresta
Oficina culinária em que os participantes conhecerão alguns frutos e frutas da floresta e aprenda a preparar e degustar pratos deliciosos e saudáveis.
***Inscrições na Central de Atendimento. Vagas Limitadas

8 e 9 de junho, às 14h.
Aquecimento Global não dá rima com Legal!
Por meio de rimas e xilogravuras coloridas, César Obeid apresenta o tema aquecimento global
***Inscrições na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.

Dia 9 de junho, às 20h
Uma Verdade Inconveniente
Direção: David Guggenheim. Estados Unidos: 2006, 100 min. Documentário. Classificação: 12 anos
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Filme ganhador do Oscar de Melhor Documentário de longa-metragem em 2007. No Teatro.
***Após a exibição, bate-papo com a ambientalista Mônica Ceneviva Bastos

9 de junho, às 19h30.
Rimas Saborosas
O escritor e educador César Obeid mostra ao público, por meio de versos e rimas, como é gostoso se alimentar bem. Após a oficina, o escritor fará uma sessão de autógrafos de seu livro Rimas Saborosas.
***Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas

12 de junho, às 8h
Passeio Verde: Re-conhecendo Nosso Ambiente
Passeio pela cidade de São José do Rio Preto para reconhecimento das áreas verdes urbanas - sua importância e benefícios para o ambiente. Oportunidade para exercitar-se em áreas verdes e conhecer mais sobre nossa cidade e sua vegetação.
***Inscrições na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.
***Recomendação: roupa leve, tênis e boné. Saída em frente ao SESC